top of page
  • Instituto Linha D'Água

Monitoramento do uso público no Refúgio de Alcatrazes

Atualizado: 12 de ago. de 2021



O Instituto Linha D’Água vem apoiando iniciativas que visam o desenvolvimento e a promoção do uso público em Unidades de Conservação, privilegiando ações que envolvam parcerias com a sociedade civil organizada e diferentes setores do Estado brasileiro, tais como universidades e

centros de pesquisa, associações e comunidades locais, com a finalidade de aumentar o protagonismo social para a defesa e promoção das áreas protegidas.

Nesse sentido, o Instituto apoia o Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (LABECMAR-UNIFESP) para aprimoramento da metodologia do programa de monitoramento da biodiversidade de Unidades de Conservação Marinhas de proteção integral do Estado de São Paulo. A parceria se dá junto ao referido laboratório e o Núcleo de Gestão Integrada do Arquipélago de Alcatrazes.

O apoio dado à esta iniciativa também respalda outras pesquisas executadas em diferentes níveis de complexidade acadêmica, fortalece a missão do Linha D’Água em atuar de maneira conjunta, sistêmica e integrada às ações de conservação e valorização dos ecossistemas costeiros e marinhos brasileiros. Ao mesmo tempo, a iniciativa fortalece a agenda de promoção de um uso público qualificado nas UCs, amplia o debate, hoje restrito aos modelos concessionários, e abrange temas primordiais, tais como o monitoramento das áreas protegidas, a interação com os usuários e a interpretação e educação ambiental.

Portanto, é importante destacar a necessidade de divulgação de iniciativas desse tipo, transpondo a articulação institucional formada entre universidade, poder público e terceiro setor, abrangendo também as comunidades locais e a sociedade em geral, para que valorizem o patrimônio natural nacional e para que possam encontrar nas UCs um atrativo a mais nas regiões que já tem o turismo como principal atividade econômica.

Produção audiovisual: Leo Francini


bottom of page