top of page

PUBLICAÇÕES

capa sapis elapis.png
RELATÓRIO
 
CONSTRUÇÃO DO CONVÊNIO ENTRE ESTADO E A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ITACURUÇÁ E PEREIRINHA (AMOIP) PARA ATIVIDADES TURÍSTICAS NO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO CARDOSO, CANANÉIA, SP

Relato de experiência apresentado no XI SAPIS & VI ELAPIS (XI Seminário Brasileiro Sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social & VI Encontro Latinoamericano soobre Áreas Protegidas e Inclusão Social) em 2023. O relato foi construído pelos autores a partir dos conteúdos produzidos coletivamente durante as Oficinas de Memórias com integrantes da Associação dos Moradores do Itacuruçá e Pereirinha e Instituto Linha D´Água.
capa estudo OPAP
ESTUDO
 
Controle Social de parcerias para Uso Público em Unidades de Conservação na prática

Material informativo para apoio de organizações da sociedade civil, comunidades e coletivos locais, integrantes dos conselhos gestores de UCs, povos e comunidades tradicionais e outros agentes, que apresenta, de maneira prática e didática, diferentes formas de controle social de parcerias para o uso público em áreas protegidas. 
 
capa.png
LIVRO
 
Livro Pan Tubarões

Publicado em parceria com o CEPSul/ ICMBio o livro apresenta os resultados obtidos na implementação das ações do I Ciclo do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação de Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção do ICMBio.

Sua produção foi pensada para expandir a disponibilidade de materiais de divulgação científica sobre a biodiversidade marinha, em especial sobre medidas de conservação de espécies ameaçadas de extinção.
capa.png
ESTUDO
 
Estudo sobre Controle Social em parcerias no Uso Público de Unidades de Conservação

Para entender melhor como funcionam as parcerias entre a sociedade civil, o estado e a iniciativa privada para apoiar o uso público em Unidades de Conservação no Brasil, o Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (OPAP) e a Rotta Moro Sociedade de Advogados, com o apoio do Instituto Linha D’Água (LDA), desenvolveram esse estudo. Saiba mais no nosso blog.
blog-pesca e conflito_edited.jpg
RELATÓRIO
 
Pesca artesanal e conflitos costeiros e marinhos no litoral de São Paulo (SP)

Este relatório, lançado em 2022 foi construído de forma participativa ao longo de 2021, num projeto financiado pela FAPESP, por meio de formulários e oficinas regionais virtuais que envolveram mais de uma centena de pessoas e muitas organizações, entre elas o Instituto Linha D’Água. Você tem mais informação sobre o relatório no nosso blog.
 
2020-08-12_cartilha_pesca_formalizada-1.
CARTILHA
Pesca Formalizada

Este material traz informações para pescadoras e pescadores artesanais sobre como obter a nota fiscal do produtor, diversificando as possibilidades de venda do pescado. Lembrando que é fundamental manter-se vinculado a uma organização representativa, tal como colônias de pesca e associações de classe.

relatorio-tecnico-linhadagua-1.jpg
RELATÓRIO
 
Os arranjos locais para o uso público
em áreas protegidas costeiras e marinhas:
diagnóstico e perspectivas
Este relatório, produzido entre maio e novembro de 2017, une as abordagens de dois programas do Instituto: Áreas Marinhas Protegidas e Negócios Associados à Conservação. A motivação para elaboração do diagnóstico baseia-se na agenda de promoção do uso público nas UCs brasileiras, que atualmente destina maior atenção e esforços para a concessão dos serviços de uso público à iniciativa privada.
Linha-Dagua-NCUP-WEB-1.jpg
CARTILHA
 
Navegando nos caminhos do uso público
Desenvolvida a partir do relatório “Os arranjos locais para o uso público em áreas protegidas costeiras e marinhas: diagnóstico e perspectivas”, sobre a situação dos arranjos locais associados ao uso público em Unidades de Conservação (UCs) costeiras e marinhas do Brasil, a cartilha apresenta os resultados do diagnóstico de forma mais educativa e é destinada a gestores e gestoras de UCs e a toda a sociedade civil organizada.
Livro_Projeto_Informar-1.jpg
LIVRO
A Importância do elasmobrânquios para a qualidade dos ecossistemas marinhos a partir do conhecimento local
Esta publicação resgata a história do Projeto Informar e da Baía de Tijucas. Também contextualiza a situação dos elasmobrânquios no Brasil, sobretudo em Santa Catarina. Traz ainda estatísticas pesqueiras e dados acerca da biologia básica das espécies, informações fundamentais para contornar a ameaça de extinção em que tubarões e raias se encontram.
PLANO+DE+USO+PÚBLICO+DA+ILHA+DO+BOM+ABR
PROJETO
Subsídios para a recuperação ambiental e Ordenamento dos usos da ilha do bom abrigo, Cananéia – SP : proposta de plano de uso público da ilha do Bom Abrigo
Este relatório caracteriza as atividades turísticas desenvolvidas na Ilha do Bom Abrigo (Cananéia/SP) a partir de dados fornecidos pelos Diagnósticos Ambiental e de Usos e Gestão do projeto “Subsídios para a Recuperação Ambiental e Ordenamento dos Usos da Ilha do Bom Abrigo”. Considerando as potencialidades e os impactos resultantes da visitação, sugere um zoneamento para a ilha, propõe as atividades turísticas a serem desenvolvidas, e indica a necessidade de execução de projetos específicos.
Super_Trunfo_-_Raiar+da+Educação-compr
SUPER TRUNFO

Raiar da Educação

Esta cartilha compartilha conhecimento a respeito da importância dos tubarões e raias, e de sua conservação para os ecossistemas marinhos e sociedade com moradores, pescadores, turistas e estudantes do litoral do Paraná. O projeto Raiar da Educação vem de um processo participativo, que possibilitou atividades, reflexões e troca de saberes, visando reverter esta situação de sobre-exploração dos tubarões e raias, principalmente a partir da sensibilização ambiental, diálogos e divulgação de informações.
Cartilha+projeto+RAIAr+da+eduCAÇÃO-1.j
CARTILHA
Projeto Raiar Educação -  Conhecer, Integrar, Conservar
Jogo do tipo “Super Trunfo”, desenvolvido como do projeto Raiar Educação -  Conhecer, Integrar, Conservar. Para jogar, basta baixar, imprimir e seguir as instruções.
bottom of page