top of page

PUBLICAÇÕES
PARCEIROS

blog-pesca e conflito_edited.jpg
RELATÓRIO
 
Pesca artesanal e conflitos costeiros e marinhos no litoral de São Paulo (SP)

Este relatório, lançado em 2022 foi construído de forma participativa ao longo de 2021, num projeto financiado pela FAPESP, por meio de formulários e oficinas regionais virtuais que envolveram mais de uma centena de pessoas e muitas organizações, entre elas o Instituto Linha D’Água. Você tem mais informação sobre o relatório no nosso blog.
 
capa.png
ESTUDO
 
Estudo sobre Controle Social em parcerias no Uso Público de Unidades de Conservação

Para entender melhor como funcionam as parcerias entre a sociedade civil, o estado e a iniciativa privada para apoiar o uso público em Unidades de Conservação no Brasil, o Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (OPAP) e a Rotta Moro Sociedade de Advogados, com o apoio do Instituto Linha D’Água (LDA), desenvolveram esse estudo. Saiba mais no nosso blog.

 
Livro_Projeto_Informar-1.jpg
LIVRO
A Importância do elasmobrânquios para a qualidade dos ecossistemas marinhos a partir do conhecimento local
Esta publicação resgata a história do Projeto Informar e da Baía de Tijucas. Também contextualiza a situação dos elasmobrânquios no Brasil, sobretudo em Santa Catarina. Traz ainda estatísticas pesqueiras e dados acerca da biologia básica das espécies, informações fundamentais para contornar a ameaça de extinção em que tubarões e raias se encontram.
PLANO+DE+USO+PÚBLICO+DA+ILHA+DO+BOM+ABR
PROJETO
Subsídios para a recuperação ambiental e Ordenamento dos usos da ilha do bom abrigo, Cananéia – SP : proposta de plano de uso público da ilha do Bom Abrigo
Este relatório caracteriza as atividades turísticas desenvolvidas na Ilha do Bom Abrigo (Cananéia/SP) a partir de dados fornecidos pelos Diagnósticos Ambiental e de Usos e Gestão do projeto “Subsídios para a Recuperação Ambiental e Ordenamento dos Usos da Ilha do Bom Abrigo”. Considerando as potencialidades e os impactos resultantes da visitação, sugere um zoneamento para a ilha, propõe as atividades turísticas a serem desenvolvidas, e indica a necessidade de execução de projetos específicos.
Super_Trunfo_-_Raiar+da+Educação-compr
SUPER TRUNFO
Raiar da Educação
Esta cartilha compartilha conhecimento a respeito da importância dos tubarões e raias, e de sua conservação para os ecossistemas marinhos e sociedade com moradores, pescadores, turistas e estudantes do litoral do Paraná. O projeto Raiar da Educação vem de um processo participativo, que possibilitou atividades, reflexões e troca de saberes, visando reverter esta situação de sobre-exploração dos tubarões e raias, principalmente a partir da sensibilização ambiental, diálogos e divulgação de informações.
Cartilha+projeto+RAIAr+da+eduCAÇÃO-1.j
CARTILHA
Projeto Raiar Educação -  Conhecer, Integrar, Conservar
Jogo do tipo “Super Trunfo”, desenvolvido como do projeto Raiar Educação -  Conhecer, Integrar, Conservar. Para jogar, basta baixar, imprimir e seguir as instruções.
bottom of page