Relatório base para a elaboração do Programa Brasileiro de Reservas de Surf
Articulação em redes colaborativas
ÁREAS MARINHAS
PROTEGIDAS
Período
Março a junho de 2019
Localização
Todo litoral brasileiro
Parceiros
Aprender Entidade Ecológica e Instituto EcoSurf
O Programa Brasileiro Reservas de Surf tem como objetivo valorizar e proteger os ecossistemas de surf, utilizando o esporte como meio de conservação da zona costeira e marinha do país, unindo a comunidade do surf na tarefa de implantar e desenvolver as políticas e instrumentos da gestão costeira.
Funcionando como uma ferramenta de gestão socioambiental, o programa pretende mobilizar a sociedade na implantação de instrumentos como unidades de conservação, planos diretores e planos de gerenciamento costeiro, de recursos hídricos, de resíduos sólidos e de saneamento, além de planos setoriais de mitigação e adaptação às mudanças do clima.
Neste projeto, o Instituto Linha D’Água apoiou a elaboração de um relatório para servir de base para a elaboração do programa, além de ter subsidiado as discussões do primeiro workshop de construção do Programa Brasileiro de Reservas de Surf.
O relatório produzido foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com alta capacidade técnica, todos surfistas, e serviu como documento base para garantir e melhorar a qualidade de vida das populações e do meio ambiente ligadas às práticas de surfe no litoral brasileiro.