PUBLICAÇÕES

2020-08-12_cartilha_pesca_formalizada-1.
CARTILHA
Pesca Formalizada

Este material traz informações para pescadoras e pescadores artesanais sobre como obter a nota fiscal do produtor, diversificando as possibilidades de venda do pescado. Lembrando que é fundamental manter-se vinculado a uma organização representativa, tal como colônias de pesca e associações de classe.

relatorio-tecnico-linhadagua-1.jpg
RELATÓRIO
 
Os arranjos locais para o uso público
em áreas protegidas costeiras e marinhas:
diagnóstico e perspectivas
Este relatório, produzido entre maio e novembro de 2017, une as abordagens de dois programas do Instituto: Áreas Marinhas Protegidas e Negócios Associados à Conservação. A motivação para elaboração do diagnóstico baseia-se na agenda de promoção do uso público nas UCs brasileiras, que atualmente destina maior atenção e esforços para a concessão dos serviços de uso público à iniciativa privada.
Linha-Dagua-NCUP-WEB-1.jpg
CARTILHA
 
Navegando nos caminhos do uso público
Desenvolvida a partir do relatório “Os arranjos locais para o uso público em áreas protegidas costeiras e marinhas: diagnóstico e perspectivas”, sobre a situação dos arranjos locais associados ao uso público em Unidades de Conservação (UCs) costeiras e marinhas do Brasil, a cartilha apresenta os resultados do diagnóstico de forma mais educativa e é destinada a gestores e gestoras de UCs e a toda a sociedade civil organizada.
LIVRO
A Importância do elasmobrânquios para a qualidade dos ecossistemas marinhos a partir do conhecimento local
Esta publicação resgata a história do Projeto Informar e da Baía de Tijucas. Também contextualiza a situação dos elasmobrânquios no Brasil, sobretudo em Santa Catarina. Traz ainda estatísticas pesqueiras e dados acerca da biologia básica das espécies, informações fundamentais para contornar a ameaça de extinção em que tubarões e raias se encontram.
PLANO+DE+USO+PÚBLICO+DA+ILHA+DO+BOM+ABR
PROJETO
Subsídios para a recuperação ambiental e Ordenamento dos usos da ilha do bom abrigo, Cananéia – SP : proposta de plano de uso público da ilha do Bom Abrigo
Este relatório caracteriza as atividades turísticas desenvolvidas na Ilha do Bom Abrigo (Cananéia/SP) a partir de dados fornecidos pelos Diagnósticos Ambiental e de Usos e Gestão do projeto “Subsídios para a Recuperação Ambiental e Ordenamento dos Usos da Ilha do Bom Abrigo”. Considerando as potencialidades e os impactos resultantes da visitação, sugere um zoneamento para a ilha, propõe as atividades turísticas a serem desenvolvidas, e indica a necessidade de execução de projetos específicos.
Super_Trunfo_-_Raiar+da+Educação-compr
SUPER TRUNFO
Raiar da Educação
Esta cartilha compartilha conhecimento a respeito da importância dos tubarões e raias, e de sua conservação para os ecossistemas marinhos e sociedade com moradores, pescadores, turistas e estudantes do litoral do Paraná. O projeto Raiar da Educação vem de um processo participativo, que possibilitou atividades, reflexões e troca de saberes, visando reverter esta situação de sobre-exploração dos tubarões e raias, principalmente a partir da sensibilização ambiental, diálogos e divulgação de informações.
Cartilha+projeto+RAIAr+da+eduCAÇÃO-1.j
CARTILHA
Projeto Raiar Educação -  Conhecer, Integrar, Conservar
Jogo do tipo “Super Trunfo”, desenvolvido como do projeto Raiar Educação -  Conhecer, Integrar, Conservar. Para jogar, basta baixar, imprimir e seguir as instruções.