Revelando injustiças socioambientais na zona costeira brasileira - mapeamento dos conflitos na zona costeira
Mapeamento dos conflitos na zona costeira
PESCA
RESPONSÁVEL
Período
Dezembro de 2020 a abril de 2021
Localização
Litoral brasileiro
Parceiros
Painel Mar, Time de Justiça Socioambiental do Programa Horizonte Oceanico Brasileiro
Links Relacionados
O Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB) foi uma iniciativa do Painel Mar que construiu um processo de aprendizagem que conecta redes costeiras e marinhas para discussão e construção de políticas públicas e ações diversas para conservação marinha dentro da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
O Time de Justiça Socioambiental construiu uma proposta de agenda para empreender esforços e alavancar um mapeamento colaborativo de casos de injustiça socioambiental na zona costeira do Brasil, com apoio do Instituto Linha D’Água e em parceria com o Time de Pesca Sustentável.
Este trabalho se iniciou com o levantamento de comunidades tradicionais, organizações não governamentais, entidades formais ou informais, associações e organizações da sociedade civil, movimentos sociais, grupos e coletivos autônomos, grupos de pesquisa em universidades e instituições de ensino e demais indivíduos e instituições que atuam com assuntos voltados à Pesca Artesanal e Justiça Ambiental no litoral brasileiro.
Essa frente atua atenta à realidade de injustiças socioambientais que afetam populações tradicionais litorâneas, especialmente pescadoras(es), quilombolas e indígenas. Se alinha com demandas do time Pesca Sustentável de conectar e aproximar as redes e os movimentos sociais da pesca artesanal para integração no Programa HOB, assim como de construir um protocolo de pesquisa no âmbito do Programa HOB. O projeto guarda relação com outras iniciativas internacionais que vêm construindo sinergias com outras frentes de trabalho.
O projeto publicou um mapa virtual interativo que apresenta as localizações das comunidades litorâneas impactadas e uma síntese dos casos de injustiça socioambiental, mencionando os tipos de impactos no território, as comunidades atingidas e os empreendimentos ou iniciativas responsáveis. Como um processo de construção contínua, a atualização das informações será mantida para um acompanhamento da evolução de cada situação, suas conquistas ou retrocessos no enfrentamento dessas injustiças.
A construção deste mapa virtual interativo buscou complementar esforços já realizados nesse sentido como o ‘Mapa de Conflitos envolvendo Justiça Ambiental e Saúde no Brasil’ da FIOCRUZ, o ‘Mapa de Conflitos Socioambientais’ envolvendo pescadores(as) do ‘Conselho Pastoral de Pescadores’ (CPP) ou esforços internacionais como os mapas das plataformas ‘Too Big to Ignore’ e ‘Environmental Justice Atlas’. Por fim, essa iniciativa almejou também servir de plataforma para inclusão de dados futuros possibilitando a integração dessas informações sobre o oceano e a região costeira brasileira. O resultado alcançado pode ser acessado pelo link: https://painelmar.com.br/mapa-justica-socioambiental/