top of page

Beneficiando Pescados e Comunidades: a pesca artesanal como protagonista na alimentação do Paraná

Empreendimentos solidários associados à pesca responsável

ICONES_RGB-01.png

PESCA
RESPONSÁVEL

Período:
Junho 2022 a dezembro 2022 (MBP)

Janeiro a maio 2023 (consultoria da Lex Experts)

 

Localização:
Pontal do Paraná (PR)

 

Parceiros

Olha o Peixe! e Instituto Humanize

Links relacionados:

https://www.instagram.com/p/Cq-tdrZLwmw/?img_index=1

https://olhaopeixe.com.br

Junto com o Instituto Humanize viabilizamos o Módulo de Beneficiamento do Pescado (MBP) na comunidade pesqueira de Ipanema, em Pontal do Paraná.

O MBP é uma instalação completa para manipulação, processamento e armazenamento do pescado, toda pensada para se adequar aos padrões da legislação sanitária e à escala da pesca artesanal. É um espaço compacto, de menor custo. Ele é construído em container, o que facilita a locomoção e potencializa a replicação do modelo em diversos locais.

O investimento para o beneficiamento do pescado permite a melhoria da qualidade dos processos de tratamento, aumentando seu valor agregado. Beneficia o pescador e o consumidor, que recebe um produto final de melhor qualidade em sua mesa.

Em atividade desde o segundo semestre de 2022, essa instalação de beneficiamento tornou-se uma referência pelo atendimento das exigências da vigilância sanitária e seu baixo custo, podendo ser replicado para outras comunidades pesqueiras.

 

O Instituto Linha D´Água viabilizou ainda uma consultoria especializada (Lex Experts) para apoio na adequação do espaço em conformidade com a vigilância sanitária, obtenção das licenças e registros, bem como estabelecimento de procedimentos para garantir as boas práticas sanitárias pela equipe da Olha o Peixe! e pescadores(as) artesanais envolvidas nas ações. 

bottom of page