Guias da conservação: a pesca amadora de tubarões e raias do litoral sul de São Paulo
Fase 1 e Fase 2
Articulação em redes colaborativas
CONSERVAÇÃO
DE TUBARÕES
E RAIAS
Período
Fevereiro a Agosto de 2022 (Fase1 )
Janeiro a Maio 2023 (Fase 2)
Localização
Litoral Sul de São Paulo
Parceiros
MarBrasil e Elasmocategoria
Links Relacionados
https://www.instagram.com/elasmo_categorias
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jfb.15357
https://www.nationalgeographic.com/animals/article/how-shark-meat-became-a-global-phenomenon
O projeto apoiado criou uma estrutura para monitorar a pesca amadora de tubarões e raias do litoral sul do estado de São Paulo, promovendo o auto-reporte e boas práticas de manejo por pescadores amadores e artesanais. O projeto atuou no treinamento técnico dos pescadores para:
-
identificação e preenchimento de cadernos de auto reporte,
-
manejo e soltura de tubarões e raias.
A atuação também se deu na identificação das principais espécies capturadas e áreas de pesca da região, na produção de documentos técnicos com linguagem simplificada para serem encaminhados aos gestores locais e população geral.
Ao fim do projeto uma nova metodologia de pesquisa se desenvolveu, ela combina o saber científico e o conhecimento dos integrantes da comunidade pesqueira local. Assim foi possível tornar mais acurado e mais detalhado o monitoramento das espécies de tubarões e raias que são capturadas na região. Essa nova metodologia já está sendo adotada em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O fato da união do conhecimento científico com o conhecimento ecológico local ter produzido dados mais completos e adequados para entender o estado do estoque pesqueiro na região é um resultado importante, assim como a “redescoberta” da espécie do tubarão-lixa na região, cujo último registro remontava a 1967. Esse dado foi publicado na revista científica Fish Biology.
O pesquisador participou também da live de lançamento do livro Pan Tubarões apoiado pelo Instituto Linha D’Água.