top of page

Pacto Mar

Pesca Artesanal e Conflitos Socioambientais Marinhos (PactoMar/FAPESP)
ICONES_RGB-01.png

PESCA
RESPONSÁVEL

Período

Janeiro de 2020 a Dezembro de 2022

Localização

Litoral paulista

Parceiros

Painel Mar, CONFREM, FAPESP, APAs Marinhas do Litoral de SP

Links Relacionados

https://www.linhadagua.org.br/post/pesca-artesanal-e-conflitos-costeiros-e-marinhos-no-litoral-paulista

 

https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63792

Durante o ano de 2021, o projeto Pesca Artesanal e Conflitos Socioambientais Marinhos (PactoMar/FAPESP) identificou, por meio de um diagnóstico participativo, elementos que ajudam a responder quais são as lutas diariamente enfrentadas pelas comunidades pesqueiras no litoral de São Paulo e que ajudam a aprofundar o conhecimento sobre os problemas identificados, bem como a vislumbrar caminhos para superá-los.

Pescadores e pescadoras artesanais, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil indicaram os casos de conflito que envolviam ou impactavam a atividade de pesca artesanal e/ou de comunidades tradicionais pesqueiras do litoral de São Paulo.

Mapear e identificar esses conflitos é um passo importante para construir caminhos para a redução de desigualdades e enfrentamento de injustiças socioambientais. A elaboração de políticas públicas, considerando as especificidades dos grupos mais afetados, podem instrumentalizar ações coordenadas para o endereçamento dos problemas ou que, ao menos, tragam alívio momentâneo para as pressões vividas por essas populações.

Neste sentido, o relatório “Pesca Artesanal e Conflitos Costeiros e Marinhos no Litoral de São Paulo” é mais um esforço colaborativo que busca conhecer a realidade para transformá-la. Existem outras iniciativas semelhantes no Brasil e no mundo, cujo foco também é sobre a pesca artesanal.

Ações futuras, tanto de aprofundamento do conhecimento sobre os conflitos identificados como de endereçamento de medidas para transformá-los também são desejadas. O potencial da rede colaborativa organizada por meio do projeto e suas ações futuras têm a oportunidade de demonstrar à sociedade preocupada com a pesca artesanal do litoral paulista que pesquisa e ação são, na verdade, uma coisa só: pesquisa-ação.

bottom of page