top of page

Pesquisa sobre programas e projetos de conservação de tubarões e raias

ICONES_RGB-03.png

CONSERVAÇÃO
DE TUBARÕES
E RAIAS

Período

outubro de 2020 a junho de 2021

Localização

Brasil.

Parceiros

Ricardo Garla - consultor contratado e SBEEL

A tomada de decisões e realização de ações para conter e reverter o atual quadro de declínio global dos elasmobrânquios é urgente. Na esfera nacional, já existe uma série de estratégias e ações para o manejo e proteção desses animais que compõem o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões) (Brasil, ICMBio 2016) entre outras políticas públicas. O Instituto Linha D’Água possui um programa de atuação para a Conservação de Tubarões e Raias, para dar continuidade a este programa de forma eficiente e que de fato impacte a conservação desses animais, é essencial possuir critérios para selecionar e priorizar o apoio a projetos que sejam potencialmente relevantes e/ou aplicáveis em maior escala.

 

O objetivo deste projeto foi apontar elementos relevantes ao fomento de projetos e iniciativas de conservação de elasmobrânquios no Brasil e pelo mundo aplicáveis ao contexto do nosso país de forma a aprimorar a nossa estratégia do Programa de Conservação de Tubarões e Raias.

 

O relatório final apresentado lista diversas instituições nacionais e internacionais que investem na conservação de elasmobrânquios, o modelo de investimentos utilizado, os executores e o detalhamento das organizações de fomento.

bottom of page