Momento de decisão: os Planos de Manejo das APAs Marinhas do Litoral Centro e Sul do Estado de São Paulo

As APAs Marinhas paulistas são ferramentas importantes para a gestão dos espaços e recursos marinhos de uso comum, servem enquanto fórum de acolhimento e resolução de conflitos e devem atender ao interesse público e coletivo. 

Buscando ampliar as condições e a qualidade da participação social na elaboração dos Planos de Manejo, incentivamos o protagonismo da sociedade civil. Através de um processo de informação voltado às comunidades da pesca artesanal, um número maior de atores locais pode compreender e contribuir com as decisões tomadas no âmbito da gestão territorial marinha e costeira do litoral paulista.

O resultado desse trabalho foi a construção dos Planos de Manejo das APAs Marinhas do Litoral Centro e Sul do Estado de São Paulo. Nos videos abaixo estão os depoimentos de alguns conselheiros que relataram a importância desses instrumentos de gestão e a necessidade de que sejam aprovados no Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA), em acordo com a decisão territorial apoiada pela maioria dos Conselhos Gestores da UC.

Produção audiovisual: Coletivo Jovem Albatroz
#apasmarinhas #participacaosocial#pescaartesanal #CONSEMA


 
 

 
 
GuiBorges12 de junho de 2019